08/03/2016

A Benção de ser Servo II

Continuação da Mensagem....

1ª Característica: Perdoador (não tem coração duro)
O ensino quebra a dureza de coração.
Vers.1 a v12, Jesus ensina sobre a questão do divórcio e enfatiza algo que havia se perdido (os escribas e fariseus, faziam uma aplicação tendenciosa e errônea da lei), que para haver o divórcio (carta de repudio) deveria ser por causa da prostituição, em Dt 24.1 está citado a frase: ”se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia...”, a palavra traduzida por “coisa feia” no Hb original é ‘ervah, que pode também ser traduzida por coisa indecente, esta palavra tem outros significados: nudez, vergonhas, partes pudendas, nudez de algo, indecência, conduta imprópria, exposto, desprotegido (fig.). Para realização do casamento, era firmado um contrato, que em algumas ocasiões, era acertado o dote, (Preço que o pretendente pagava aos pais da noiva {#Gn 34.12} ou que a noiva dava ao noivo {#/ RC 1Rs 9.16}). No caso de se achar algo “indecente” na noiva, i.e. não ser ela “virgem”, seria desfeito o contrato e seria devolvido o dote. Isso para recém casados, mas havia outra situação, em Lv 20.10 nos fala: “Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.” E em Dt 22.22: “Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.” Prostituição vem do Grego porneia, significando: relação sexual ilícita, adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais etc, relação sexual com parentes próximos (Lv 18), relação sexual com um homem ou mulher divorciada;
Josefo, que viveu um pouco depois da época de Jesus, referiu-se a Lei de Moisés como a “lei dos judeus”: “Aquele que deseja divorciar-se de sua esposa, por qualquer motivo (muito comum nos homens), deve registrar por escrito que nunca voltará a casar com aquela mulher. Portanto, ela terá a liberdade de casar com outro homem. Entretanto, enquanto essa carta de divórcio não lhe for dada, não poderá fazê-lo” 
Jesus enfatizava o ensino para que as pessoas viessem colocar em pratica, nem todos gostavam disso, haja vista a reação dos fariseus e doutores da Lei. Jesus após ensinar oque estava escrito na Lei, enfatizou algo novo: o Perdão.
Como Ele enfatizou que o motivo que levou a ter a permissão para o divorcio era a dureza de coração, Ele enfatizou que a vontade de Deus era que “oque Deus ajuntou, não separe o homem” abrindo assim a porta para o perdão. Algo que o servo deve ter em si, ser perdoador, mesmo na maior dor, a dor de ter sido ou estar se sentindo traído.
Duas situações podem determinar o fim do casamento: o adultério ou infidelidade (Mt 19.9) e a morte de um dos cônjuges (Rm 7.1-3), esta idéia de perdão é apresentada no AT através de Oséias e sua esposa Gomer, em que mesmo ela sendo uma mulher de prostituição, ela foi alcançada pela graça de Deus, representando o amor de Deus por seu povo, que muitas vezes virava-se e esquecia-se de Deus, buscando unicamente seus prazeres,mas Deus, através do ato de mandar buscar ela e comprá-la de novo, mostra o sacrifício e Seu amor, demonstrado por Jesus, que nos comprou.Nos perdoando e abrindo o caminho para a Reconciliação. Se somos servos de Cristo, temos que seguir o Seu exemplo, em 1Co 7.10,11 está escrito: “que se reconcilie com o seu marido”, e em 2Co 5.18 “e nos deu o ministério da reconciliação” e em Mt18.15,22 fala sobre sermos “mediadores entre irmãos” e buscar o perdão e perdoar, Pedro tentou estipular um limite, ao que Jesus disse que não haveria limite para o perdão.Misericórdia não significa tolerância ao pecado.

 2ª Característica: Ter fé (não ser incrédulo)
Vers 13 a vers 16, fala sobre a aceitação do reino de Deus, como uma criança. Temos que olhar as coisas de Deus, como olha uma criança, em Ef 4.31b diz: “toda a malícia, seja tirada de vós” Malícia do Gr kakia, significando maldade, malícia, malevolência, desejo de injuriar. Na revista da EBD do Ministério Restauração, Curso da Vida Cristã, está assim na lição 1, item 1.4.1 alínea b: temos que aceitar o que diz a Palavra de Deus, mesmo sem entendê-la;
Seis pontos achamos nesta passagem:
1-Simplicidade: Ficam felizes com poucas coisas, não são materialistas, ficar alegre o tempo todo é a prioridade.
2-Sempre pronta a aprender: Nunca despreza, seja quem for que a ensine. (Hb12. 25)
3-Boa ouvinte: Tg 1.19”todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para irar”.
4-Disposta a perdoar: Quando uma criança é ofendida por um amiguinho, poucos minutos depois ela esquece oque aconteceu e volta a brincar com seu “agressor”.
5-Desejo de ser perdoada: Tem o desejo de ser perdoada quando erra. 1Jo1.8 e Rm 3.23, 2Pe 3.9, Mq 7.19, Is 43.25, com o passar do tempo o ser humano deixa de lado esta característica.
6- Disposição em acreditar: Uma criança acredita em tudo oque lhe é dito, por isso é facilmente enganada, oque não é bom, já o adulto tem a tendência de suspeitar e desacreditar sempre, mesmo sem motivos. Jesus disse: “sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas” Mt 10.16, 2 Co 11.3 “Mas receio que , assim como a serpente enganou a Eva com a sua astucia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”.
Não é possível termos um bom relacionamento com alguém, se passamos o tempo todo duvidando do que tal pessoa diz ou faz, veja o caso de Abraão em Gn 18.23 ss.


As crianças se desenvolvem de acordo com o meio em que vivem, por isso que está escrito em Pv 22.6: “ensina a criança no caminho que deve andar”, se criarmos nossos filhos em meio a todo tipo de vício, palavras néscias, sem disciplina , a tendência é de haver o desenvolvimento de uma consciência precoce para o mal, pois todos somos levados pela vontade de nossa carne, Pv 22.15 e Pv 29.15-17, que ainda não encontrou-se com Jesus, 1Co15.22, mas quando buscamos a Jesus, como está em Rm 10.9: “a saber: se com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e , em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” Na tradição judaica , há uma cerimônia chamada Bar Mitzvah, para os meninos e Bat Miztvah, para as meninas, onde são recitados partes da Torah, partes dos Livros dos profetas e pode se discutir sobre a Torah, ainda segundo a cultura Judaica, com 12 anos, o menino passa a ser visto como tendo responsabilidade moral, de acordo com a Lei, e esta cerimônia é uma amostra para a sociedade. Is 7.14,15 diz: “até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem”, e Lucas ilustra esta verdade conforme está descrito em Lc 2.42, que é um ano antes, como preparação ao Bar Mitzvah.

em breve, continua...